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Escolas receberam a Mostra de Qualificação 2023

A edição 2023 da Mostra de Qualificação percorreu, entre os dias 28 de abril e 18 de maio, seis escolas do concelho de Marco de Canaveses.

Através de um conjunto de atividades interativas de orientação e de aproximação ao mercado de trabalho, como as sessões “À conversa com” e a exploração da plataforma mostra.caerus.pt., a Mostra chegou a cerca de 600 alunos dos 9.º e 12.º anos do concelho. A iniciativa teve a participação e colaboração da Escola Secundária de Marco de Canaveses, da EB 2,3 Carmen Miranda, da EB 2,3 de Sande, da EB 2,3 de Toutosa, da Escola Secundária de Alpendorada e da EPAMAC, cujos contributos permitiram a concretização dos objetivos propostos pelo Caerus – CLDs4G.

“À conversa com…” contou com a colaboração de profissionais, alunos universitários do concelho empresas e entidades, que, através do testemunho na primeira pessoa, contribuíram para o esclarecimento de dúvidas dos alunos que se encontram numa fase de escolhas importantes para o seu futuro escolar e/ou profissional.

A plataforma mostra.caerus.pt disponibiliza, atualmente, informação de 88 entidades educativas e formativas e a sua divulgação junto dos alunos permitiu informar e esclarecer acerca das ofertas formativas de ensino secundário e superior, existentes ao nível local, regional e nacional. Paralelamente, foram dinamizados jogos, quizz e outras dinâmicas interativas pensadas para o efeito.

A Mostra de Qualificação foi criada pelo Caerus-CLDS4G, em estreita parceria com a Câmara Municipal e todos os estabelecimentos de ensino e formação do concelho de Marco de Canaveses, com particular participação das equipas GAA – Gabinete de Apoio ao Aluno, GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, SPO -Serviço de Psicologia e Orientação e professores coordenadores de curso e diretores de turma. Contou ainda com a especial colaboração dos estabelecimentos de ensino e formação que se associaram à plataforma.

A Mostra de Qualificação 2023 insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.

Fonte: Caerus